27 abril, 2010

mas não somos um pais laico?

O Papa vem cá. Tudo bem. Mas o País parar, haver tolerância de ponto, mobilizarem-se mais de metade do grupo especial de Policia,etc...justifica-se?
Julgava que a nossa constituição era laica. Se o Dalai Lama, o Aga Khan (ou lá como ele se chama), o o Edir Macedo ou outro qualquer alto dignitário/ chefe de uma igreja, será que vão também ter direito a tantas honras e mordomias? será que o País vai fechar também?
As bandeiras pretas não vão ser permitidas, no Terreiro do paço.
Também não tenho intenções de la ir, mas vou-me vestir de negro.

6 comentários:

Chatterbox disse...

Talvez se deva ao facto de Portugal ter a elevadíssima percentagem de católicos que era em 2008 de 89,8%, ou seja 9,38 milhões de católicos para uma população de quase 10,5 milhões de pessoas.

Chatterbox disse...

Ah, espera!

Em Portugal, há também [eu que o diga] muitos centros escolares que são propriedade da Igreja católica ou são dirigidos pelos seus membros, servindo um total de quase 130 mil alunos.

Ainda... 43 hospitais, 155 ambulatórios, 799 casas para idosos, 663 orfanatos ou asilos, 55 consultórios familiares e centros para a protecção da vida, 462 centros educativos especiais e 168 outras instituições.

Alguma outra religião a competir?

so manel disse...

se calhar se tivessem mais regalias fiscais, abertura, incentivos acredito que sim.E regra geral sao o ensino mais elitista.
De qualquer maneira obrigado pela tua pesquisa.fiquei mais informado mas nao convencido. ahh...e com tantas...coisas...eles pagam impostos??

so manel disse...

e por falar em católicos...serão todos praticantes? ou sera apenas por uma questão cultural, estatistica....? mas que da jeito, da, ter esses numeros assombrosos!

PedroNuno disse...

So Manel, vai ser um dia diferente... Vejamos isso pelo lado positivo :-).

so manel disse...

mas somos ou não um pais laico?
Isso e que eu gostava de ver respondido!!