23 março, 2010

Almoço Do Bairro

Há 2 semanas recebi um telefonema,a convidar-me para um encontro da malta lá do bairro... O Janeiro, onde morei uma carrada de anos...
Esse encontro foi no sábado, com a presença de 35 amigos e amigas.
Houve quem viesse do Alentejo, do Algarve, da Covilhã.
Alguns, não os via há mais de 20 anos. Foi bom rever a malta com quem cresci, andei á porrada, namorei- sim porque havia gajas tambem-com quem estudei, com quem brinquei,...
Alguns esão na mesma, reconheci-os á primeira, outros com o peso da idade mudaram as feições.
Recordámos histórias e peripécias,actualizámos contactos, vimos fotos de filhos...
E claro que sendo um bairro tão peculiar como o nosso,houve momentos hilariantes.
Para começar, os nomes não sao comuns, senão vejamos:
Xabãn, Baxãn,Bufa, bujaca,bilas, lino mão leve, joão dos cantantes, sornas,toino(realmente tóino, mesmo paasado tantos anos),j. trafulha,0 sapo,o jovem, padeiro,a cristina mamalhuda,o tintinhos, etc. Tb havia nomes mais normais...a vera, a suzaninha, a dulce, a paula, o ventura, o miguel. Faltaram o Rolhas,o catota,o orlando, o Pedro aviador,a belinha, a filipa, o Vasco, o peixeiro...
Ainda hoje falamos um calão muito próprio que desenvolvemos nos anos 80- um misto de cigano com calão de rua.
A dada altura do almoço- numa tasca (como convém!) O Baxãn (hoje cozinheiro nos navios de cruzeiros e o patriarca do bairro- tem 50 anos) resolve fazer um brinde e emocionado, pelo encontro e pelo litrol de tinto:
"People, tou bué de contente por vos ver aqui,e como sabem da minha geração ou já lerparam ou tão de cana. Resto eu, e é com prazer que vos digo que tou limpo desde 98. quero pedirvos que olhem pelos vossos putos e patati patata...
De repente ouve-se alguem perguntar: O Baxãn, e as tuas irmãs? qué feito delas?
Ao que o Baxãn responde: "EH pá a Rute tá em Custóias, e a Sandra em Tires"e prosseguiu o discurso.
Risota geral!
Fiquei a saber que o Samuel, o ultimo painho que ainda fazia cantantes e que endrobinava os totós com o esquema das duas portas do prédio,há um ano tentou fazer 1 otário, que tinha uma fugante e que lhe deu uma chumbada num presunto, e dada a ressaca teve coragem para se fazer ao mano, mas caiu bacalhau na praça. tudo isto se passou ha 1 ano em plena praça D.joão I. Não deixa saudades.
Parece que o Batatinha tem 1 pico a azedo, que a Clara- esse monumento, casou e e mae de 4 filhos, e que tem lugar no oceanário no tanque das baleias.
Relembrámos a irmã do peixeiro, que fez as delicias da nossa puberdade. Foi capa da extinta e saudosa revista "ELAN".Claro que entoámos em unísseno o velho grito que nos fazia correr á frente do peixeiro: " Ò Peixeiro a tua irmã é muita boa!!!"
O pai peixeiro teve que fechar a loja por causa do escandalo. De qualquer forma a revista esgotou-se em toda a Amadora. Ainda hoje suspeitamos que tenha sido o peixeiro que tentou comprar toda a edição...
Soube tambem que o marido (ex bófia, que nos infernizou a adolescência) da fusca do 3º andar tentou matar-se com uma caçadeira no patamar do rés do chão do prédio e que foi salvo in extremis pela mãe da Dulce que ia a entrar e que lhe conseguiu sacar a arma...bom quase que conseguiu porque ele disparou e ficou sem queixada- está internado numa casa de saúde tendo o néné- o " maluquinho" (todos os bairros têm 1!)e que de acordo com as palavras poferidas pela sua mãe há uns 30 anos atrás á professora isaura, " O meu filho tem um ligeiro atraso mental"- informado que come por uma palhinha. O néné ainda hoje acha que eu era dos Peste e sida, e já já tem 39 anos e a malta lá do bairro ofereceu-lhe 1 telémóvel e passam a vida a meter-lhe músicas punks,o que faz as delicias de todos porque aquilo parece um rádio, sempre a tocar.
O miléu, o saltitão e o Nuna- irmãos do fanã que limpou o careca e que por sua vez foi morto na cana- estão limpos e são monitores no centro de cura da Carregueira.
Que o miguel da oficina ia sendo agarrado por contrafacção e exportação de carros para Angola (todos roubados óbviamente) conseguiu bazar para o Brasil. Parece que já se estabeleceu lá com novo negócio e bastante lucrativo, mas dentro do mesmo ramo.
O Mékinho, Skin head das 1ªs gerações e ideólogo no extinto MAN, teve que sair do bairro por imcompatibilidade com a vizinhança. Foi abertura de telejornais há uns anos, e caramba apesar de tudo há principios lá no bairro.Tambem nao deixa saudades.
Gostei de saber que o R. é o nº 2 da M...t em Portugal, que o Beto licenciou-se e hoje é um advogado de renome, que o Cenoura é o responsável pela engenharia de uma das maiores construtoras em Portugal.que o Pietra é Padre- Apanhou 15 anos por homicidio- embora involuntário...e foram 2!- regenerou-se, e hje é padre, só que ninguem conseguiu explicar de que religião,que o Pepe apanhou 25 anos e que esta quase a sair- apesar de tudo era boa gente, so que teve uns azares na vida, que o lino casou com uma filipina que conheçeu em Bali e que agora vive la e tem um bar, que o Amandio e bófia e que vai outra vez para Timor em comissão, que o Lara foi promovido a sub chefe, que o vasco continua há 20 anos na Legião estrangeira...
Recordámos alguns que a puta da droga levou e que deixaram saudades.
Foi um almoço divertidissimo!Estavamos la 35 á mesma mesa,só que com mais 25 anos em cima desde a ultima vez que estivemos juntos, e que apesar de tudo,passados tantos anos continuamos amigos.
Já trocamos contactos e ja agendamos novo encontro.
Desta vez vai meter paintball...afinal estas armas só disparam tinta e são inofensivas...

4 comentários:

so manel disse...

只是不明白你為什麼這樣說? ,誰是現在已經?

PedroNuno disse...

Que se 不能記住往事的,人注定要重蹈覆轍。!

PedroNuno disse...

So Manel, a tua rua e' tramada !!!!

so manel disse...

já te esqueceste que moraste na parte Norte??? hã?